Por que o Dia 29 de abril é o Dia Internacional da Dança?
Genee 2014 Photo by Marc Haegeman; courtesy of RAD foto para site.jpg

A data foi instituída em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O Dia Internacional da dança ainda é desconhecido para muita gente e, no Brasil, começou a ser realmente lembrado há poucos anos. A sua celebração é importante, para homenagear a dança, como forma de expressão artística e para valorizarmos os seus profissionais, bailarinos, professores, coreógrafos, compositores, designers.

 

 

Por que o 29 de abril? Nesse dia nasceu Jean-Georges Noverre (1727-1810), renomado bailarino e mestre de dança francês, que defendeu a dança como uma forma de interpretar as ideias escritas na música. Noverre acreditava que a dança poderia ser usada para expressar sentimentos, contar histórias, em vez de só estabelecer padrões estáticos agradáveis. 

 

 

 

Jean-Georges_Noverre.jpg

Essas ideias eram revolucionarias para a época e ensejaram um novo movimento artístico. Ao longo de sua carreira, Noverre coreografou vários trabalhos para companhias como a Académie Royale de Musique et Danse (atual Opéra de Paris) e o Stuttgart Ballet. Escreveu “Lettres sur la danse et sur les ballets" (que pode ser traduzido como "Cartas sobre a dança e sobre os ballets"), livro em que divulgava suas ideias, de equilibrar drama, ballet, música e design. 

 

O Dia Internacional da Dança simboliza a maior mobilização das pessoas em torno da dança e da cultura, por mais políticas públicas voltadas à valorização e ao ensino dessa arte. Em muitos países, há pouco incentivo, ou não há incentivo governamental algum à dança, tampouco ensino privado, ou público. 

 

Referências

Site. Conectedance. Disponível em: www.conectedance.com.br

Ópera de Paris. Disponível em: https://www.operadeparis.fr/en/magazine/350-years/jean-georges-noverre-1727-1810

Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Georges_Noverre

Acessos em 29/04/2020

De férias no ballet!
Conheça "O Quebra-Nozes"
Mackenzie Dessens.jpg

Mackenzie Dessens, Colorado Ballet’s 2019. https://www.denverpost.com/2020/11/22/watch-the-nutcracker-in-colorado-2020/

 

Um clássico de Natal, que vale a pena ver e rever! 

 

O ballet "O Quebra-nozes" foi apresentado pela primeira vez em 1892, no Teatro Mariinsky,​​​​​​ em São Petersburgo, na Rússia, com coreografia de Lev Ivanov, música de Tchaikovsky e história de Marius Petipa.

Lev Ivanov era o segundo professor de ballet do Teatro Imperial da Rússia, onde Marius Petipa era titular. Petipa seria o coreógrafo de "O Quebra-nozes", mas ficou doente e Ivanov o substituiu. Ivanov foi orientado por Petipa, com suas anotações e projeto, mas teve liberdade para expressar sua alma artística na cena dos flocos de neve e no grand pas de deux.

 

Com uma história de fantasia e magia, "O Quebra-Nozes" se baseia em um conto infantil de E.T.A Hoffmann. Popularizou-se por sua música, pela temática natalina e ano após ano, retorna aos cartazes dos teatros.

O ballet começa em uma festa de Natal na casa de Clara, que recebe de presente do seu padrinho, o misterioso Drosselmeyer, um boneco Quebra-nozes. No segundo ato, Clara e o Quebra-nozes, que se torna um príncipe, passeiam pelo Reino dos Doces, onde encontram a Fada Açucarada e acontecem danças famosas, como a Valsa das Flores. 

 

Encontre nos links abaixo cenas do ballet: 

 

Conheça as principais personagens:

- Clara: uma menina que ganha de presente o boneco Quebra-Nozes;

- Fritz: irmão de clara;

- Drosselmeyer: tio, ou patrinho de Clara;

- Fada Açucarada e seu Príncipe.

 

 

Entenda o enredo:

Ato I

Casa dos Stahlbaum. Todos se preparam para a Festa de Natal. Os convidados chegam com presentes, se cumprimentam, as crianças brincam em volta da árvore. Clara, as crianças e os convidados dançam. Doresselmeyer faz uma entrada misteriosa e dramática.

 

Drosselmeyer entretém a todos com mágicas e bonecos que dançam.  Ele dá de presente a Clara, o boneco Quebra-nozes. Fritz faz travessuras e quebra o boneco, mas Drosselmeyer o arruma. Ao final da festa, os convidados saem e todos vão dormir. Clara volta às escondidas para procurar seu Quebra-nozes. 

 

Clara é surpreendida por Drosselmeyer e depois fica assustada com ratos do tamanho de pessoas, que aparecem. Drosselmeyer faz uma mágica e a árvore de Natal cresce e fica gigantesca. Os ratos reaparecem e o Quebra-nozes reúne seu exército de soldados contra os ratos e o Rei Rato. Clara atira sua sapatilha, acertando a cabeça do Rei Rato e eles vencem a batalha.

 

O Quebra-nozes se torna um príncipe eles dançam um pas de deux. o Príncipe a guia Clara até o Reino das Neves, o cenário muda para uma floresta de inverno e dançam os flocos de neve. 

 

Ato II

Clara e o Príncipe Quebra-Nozes chegam ao Reino dos Doces, são recebidos pela Fada Açucarada e seu Príncipe e o Quebra-Nozes conta a história de como Clara o salvou do Rei Rato.

 

Cercada por anjos, a Fada Açucarada dança um pas de deux com o seu Príncipe. Seguem-se quatro danças caráter - dança Espanhola (também conhecida como chocolate); dança Árabe (café); dança Chinesa (chá); trepak Russo. Dançam ainda, Marzipan, Ginger Mother e polichinelles, que saem de dentro de uma grande saia! Em seguida, há a Valsa das Flores; a dança da Fada Açucarada, que junto de seu Príncipe apresenta um famoso grand pas de deux. Clara dança e depois retorna à sua casa, acorda na manhã de Natal e descobre que foi tudo um lindo sonho.

 

 

Curiosidades:

- Clara é representada como Marie nos Estados Unidos e como Masha, na Rússia.

- Clara e a Fada Açucarada podem ser dançadas por pessoas diferentes, ou pela mesma pessoa, como se Clara se imaginasse sendo a Fada Açucarada na história. 

- Uma das produções mais famosas foi a de 1954, do New York City Ballet.

- Na maioria das versões que hoje conhecemos, apenas o grand pas de deux foi mantido no original. 

 

 

Referências:

 

Durante, V. (2018) Ballet: The definitive ilustrated story. Londres: DK

 

Site. Cultre Whis. Disponível em:

https://www.culturewhisper.com/r/kids/the_nutcracker_royal_ballet/216 

 

Royal Opera House. Disponível em: 

<https://www.roh.org.uk/news/dance-highlight-the-grand-pas-de-deux-from-the-nutcracker>

 

 

Fique por dentro!

Acompanhe novidades sobre nossos eventos e o mundo da dança. 

Inscreva-se na nossa newsletter e

siga-nos nas redes sociais!